[Por Deivide Oliveira – CEO da Uppna]  Para as empresas que acabaram de nascer, a verba de divulgação voltada à propaganda é infinitamente menor do que para as grandes, ou seja, o investimento em publicidade torna-se um tiro de chumbinho para acertar uma manada de elefantes! Para essa conta fechar para as pequenas empresas, uma das saídas eficazes é a contratação de uma Assessoria de Imprensa especializada.

Assessoria de Imprensa é uma atividade dentro da Comunicação Empresarial que trabalha para que as notícias de seu cliente apareçam na mídia e que consequentemente cheguem ao público-alvo. Não é propaganda e sim a divulgação espontânea da notícia a partir de uma informação interessante para o seu leitor. Com isso a empresa ganha visibilidade junto aos seus públicos-alvo de uma forma mais eficaz.

Com o advento da Internet, os jornais, revistas e TVs agora dividem seu público com os blogs, sites, portais e etc, e esses últimos podem – com apenas um comentário – levantar ou derrubar qualquer marca, produto ou serviço. Nesse ambiente a Assessoria de Imprensa pode também ajudar a empresa a se relacionar não só com as mídias digitais mas também com o consumidor final.

Por todas essas razões a UPPNA já incluiu desde o inicio no seu planejamento, os serviços de uma Assessoria de Imprensa. E junto com a Pitchcom assessoria de imprensa especializada em PME – programou todo o processo de lançamento do MallGuide.Me, divulgação das ações inovadoras promovidas pelas empresas e muito mais. Para isso foi traçado um plano de ações para que passo-a-passo, as metas estipuladas fossem alcançadas.

O trabalho foi iniciado com ações específicas, entre elas a apresentação da Startup para a mídia geral e especialmente para os formadores de opiniões e os cadernos de tecnologia, blogs e portais. Nessa etapa, foi explorada a trajetória do negócio, sobre como tudo começou, seu time, como foi a captação de recursos e assuntos que aguçaram a curiosidades dos jornalistas e blogueiros.

Na segunda etapa trabalhamos informações sobre o produto: o app MallGuide.Me.  E a partir do lançamento oficial,  a Assessoria pode explorar em variadas editorias e mídias, a oportunidade de negócio que o app oferece para os lojistas, suas funcionalidades e vantagens para os usuários.  A cada novidade, a cada atualização, a assessoria deve se antecipar e divulgar as notícias para serem trabalhadas da melhor forma possível junto aos jornalistas e mídias de interesse.

Para mensurar melhor esse impacto, abaixo estão dois cases reais de divulgações em mídias importantes que a PitchCom nos ajudou a conseguir:

Gizmodo Brasil
Data: 23/03/2012
Resultado: Aproximadamente 1.700 downloads em 2 dias (110% de crescimento em relação à base anterior de usuários)

Veja São Paulo
Data: 25/04/2012
Resultado: Aproximadamente 3.000 downloads em 5 dias (36% de crescimento em relação à base anterior de usuários)

Fora isso o MallGuide.me já teve matérias publicadas em mais de 80 veículos diferentes, entre web-tv, revistas, jornais, blogs e portais de internet que demonstram a credibilidade que a UPPNA e o MallGuide.me estão ganhando entre os jornalistas e formadores de opinião. Esse tipo de investimento realmente vale a pena!

Disclaimer: Este post não foi escrito pela nossa assessoria de imprensa. 🙂

Edição da Pitchcom: Esse foi um dos nossos primeiros clientes startup em 2012. Algum tempo depois a empresa fechou por questões estratégicas dos acionistas. O Deivide (ex-CEO), que hoje mora no Canadá, mantém contato conosco e pode descrever melhor como foi a experiência. Está à disposição pelo LinkedIn: deivideoliveira