ONG oferece cursos gratuitos de capacitação profissional para jovens e pessoas com deficiência

São mais de 1.200 vagas em diversas partes do Brasil, incluindo São Paulo

São Paulo, 8 de dezembro de 2016 – Começam hoje, 8 de dezembro, as inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes oferecidos pelo IOS (Instituto da Oportunidade Social) para jovens e pessoas com deficiência. Há cursos em diversas modalidades, incluindo aprendizado em software da TOTVS, com foco em gestão administrativa. São mais de 1.200 vagas no total, distribuídas entre unidades em diversas regiões de São Paulo e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Joinville (SC). As modalidades e formatos dos cursos estão condicionados à disponibilidade de cada unidade.

Além do ensino gratuito, o IOS oferece um programa de empregabilidade com atendimento personalizado. Nos últimos sete anos, a instituição auxiliou mais de 5 mil alunos a conseguirem o primeiro emprego, aumentando, em média, a renda familiar dos participantes em mais de 40%.

De acordo com pesquisa da Organização Mundial do Trabalho, 22 milhões de jovens na América Latina com idade entre 15 e 24 anos não trabalham ou estudam. O relatório também informa que a falta de boas oportunidades faz com que a maior parte entre para o mercado de trabalho de maneira informal, em condições de vulnerabilidade. No Brasil, o total de desempregados, independentemente da faixa etária é de 8,4 milhões.

Segundo o último Censo do IBGE, 45,6 milhões de pessoas no Brasil declararam ter algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população. Mais de 23 milhões possuem deficiência motora, visual ou auditiva classificada como deficiência parcial ou baixa, estão na faixa entre 15 a 59 anos de idade e residem na área urbana. Este grupo corresponde a 12,3% da população brasileira. Destas, mais de 6 milhões estavam desempregadas. “A missão do IOS é reduzir esta taxa de desemprego entre jovens e pessoas com deficiência, por meio da oferta de capacitação profissional gratuita interligada ao programa de empregabilidade. Com esta oportunidade, estas pessoas se tornam mais qualificadas para o mercado de trabalho, o que auxilia no processo de redução da desigualdade social”, explica Kelly Lopes, Gestora do IOS.

Entre os cursos oferecidos pelo IOS, está o curso presencial em Gestão Administrativa com ERP (TOTVS) – capacitação profissionalizante e direcionada para jovens estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou concluíram o ensino médio e pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos. O curso inclui conceitos administrativos, regras do negócio e aulas práticas no software, além de conteúdo sobre o pacote Office e matemática. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira.

Para as pessoas com pouca disponibilidade de tempo, o IOS oferece o curso para a formação em Administração de Materiais no formato semipresencial, com aulas aos sábados e complementação pela internet. O curso é focado no funcionamento dos setores de compras e estoque de uma empresa e está disponível na unidade Núcleo, situada no bairro de Santana, São Paulo.

Já as pessoas com deficiência visual total contam com o curso de Gestão de Projetos, realizado também em Santana, com conteúdo que abrange educação digital, gestão de projetos, cidadania, comportamento, empregabilidade e mercado de trabalho.

Todos os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático e têm duração de até 6 meses. As inscrições vão até 8 de fevereiro de 2017 (quarta-feira) e podem ser realizadas pelo link: http://ios.org.br/index.php/para-alunos/inscricao/ ou pessoalmente em uma das unidades do IOS. Para efetivar a inscrição basta fornecer os dados pessoais, grau de escolaridade e o telefone para contato. As aulas iniciam no mês de fevereiro de 2017.

Mais informações sobre as unidades do IOS espalhadas pelo Brasil: http://ios.org.br/index.php/unidades/.

 

Para conhecer mais o trabalho do IOS, veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=BxuooTB2tKo&feature=em-subs_digest

 

Sobre o IOS 

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência física, visual ou auditiva que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, o IOS, que acaba de completar 18 anos, desenvolve projetos de capacitação gratuita em temas variados. “Tecnologia”, “Comunicação” e “Administração”, por exemplo, compõem a grade de cursos. Qualificado como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -, o IOS já capacitou mais de 27 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da IBM, Microsoft, Atlas Schindler, Brasilprev, Rede Globo, Vedacit, Zendesk, dentre outras.

Mais informações: www.ios.org.br

 

Informações à imprensa:

Pitchcom – Comunicação na medida certa!

Isadora Leone
isadora.leone@pitchcom.com.br
11 98445-3985

Paula Araujo
paula.araujo@pitchcom.com.br
11 2305-0174 | 11 99540-9968 | 11 98391-3172

 

Mais de IOS

Compartilhar artigo por e-mail

  • Compartilhe o post

  • Com quem você deseja compartilhar este post?

  • Separe múltiplos e-mails por vírgula.