ONG oferece cursos gratuitos de capacitação profissional para jovens e pessoas com deficiência em Santa Catarina

São mais de 150 vagas em Joinville e mais 1.200 vagas em diversas partes do Brasil

São Paulo, 8 de dezembro de 2016 – Começam hoje, 8 de dezembro, as inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes oferecidos pelo IOS (Instituto da Oportunidade Social) para jovens e pessoas com deficiência. Há cursos em diversas modalidades, incluindo aprendizado em software da TOTVS, com foco em gestão administrativa. São mais de 150 vagas divididas em duas unidades em Joinville e mais de 1.200 vagas no total em diversas partes do país. As modalidades e formatos dos cursos estão condicionados à disponibilidade de cada unidade.

Além do ensino gratuito, o IOS oferece um programa de empregabilidade com atendimento personalizado. Nos últimos sete anos, a instituição auxiliou mais de 5 mil alunos a conseguirem o primeiro emprego, aumentando, em média, a renda familiar dos participantes em mais de 40%.

De acordo com pesquisa da Organização Mundial do Trabalho, 22 milhões de jovens na América Latina com idade entre 15 e 24 anos não trabalham ou estudam. O relatório também informa que a falta de boas oportunidades faz com que a maior parte entre para o mercado de trabalho de maneira informal, em condições de vulnerabilidade. No Brasil, o total de desempregados, independentemente da faixa etária é de 8,4 milhões.

Segundo o último Censo do IBGE, 45,6 milhões de pessoas no Brasil declararam ter algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população. Mais de 23 milhões possuem deficiência motora, visual ou auditiva classificada como deficiência parcial ou baixa, estão na faixa entre 15 a 59 anos de idade e residem na área urbana. Este grupo corresponde a 12,3% da população brasileira. Destas, mais de 6 milhões estavam desempregadas. “A missão do IOS é reduzir esta taxa de desemprego entre jovens e pessoas com deficiência, por meio da oferta de capacitação profissional gratuita interligada ao programa de empregabilidade. Com esta oportunidade, estas pessoas se tornam mais qualificadas para o mercado de trabalho, o que auxilia no processo de redução da desigualdade social”, explica Kelly Lopes, Gestora do IOS.

Dois cursos estão disponíveis para a capital carioca:

Gestão Administrativa com ERP-TOTVS – capacitação profissionalizante e direcionada para jovens estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou concluíram o ensino médio e pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos. O curso inclui conceitos administrativos – os alunos aprendem uma visão geral de como funciona uma empresa, regras do negócio e aulas práticas no software ERP TOTVS, além de conteúdo sobre o pacote Office e matemática. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira.

Gestão de Materiais – focado no funcionamento dos setores de compras e de estoque de uma empresa, o curso usa exemplos de situações práticas do cotidiano das empresas. 

Os programas oferecem também capacitação em comunicação e expressão, empregabilidade, cidadania e comportamento e têm duração de até seis meses.

 

  Todos os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático. As inscrições vão até 8 de fevereiro de 2017 (quarta-feira) e podem ser realizadas pelo link: http://ios.org.br/index.php/para-alunos/inscricao/ ou pessoalmente em uma das unidades do IOS. Para efetivar a inscrição basta fornecer os dados pessoais, grau de escolaridade e o telefone para contato. As aulas iniciam no mês de fevereiro de 2017.

Unidades do IOS em Santa Catarina:

·         FUNDAMAS – Unidade CESITA – Centro Educacional e Social do Itaum
Rua Monsenhor Gercino, 1040 – Itaum – Joinville – Telefone: (47) 3436-0033

FUNDAMAS – Unidade CESAVI – Centro Educacional e Social do Iririu
Rua Iririu, s/n – Iririu (esquina Rua Tuiuti, ao lado da Milium) – Joinville – Telefone: (47) 3427-1828

Mais informações sobre as unidades do IOS espalhadas pelo Brasil: http://ios.org.br/index.php/unidades/.

 

Para conhecer mais o trabalho do IOS, veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=BxuooTB2tKo&feature=em-subs_digest

 

Sobre o IOS 

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência física, visual ou auditiva que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, o IOS, que acaba de completar 18 anos, desenvolve projetos de capacitação gratuita em temas variados. “Tecnologia”, “Comunicação” e “Administração”, por exemplo, compõem a grade de cursos. Qualificado como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -, o IOS já capacitou mais de 27 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da IBM, Microsoft, Atlas Schindler, Brasilprev, Rede Globo, Vedacit, Zendesk, dentre outras.

Mais informações: www.ios.org.br

 

Informações à imprensa:

Pitchcom – Comunicação na medida certa!

Isadora Leone
isadora.leone@pitchcom.com.br
11 98445-3985

Paula Araujo
paula.araujo@pitchcom.com.br
11 2305-0174 | 11 99540-9968 | 11 98391-3172

Mais de IOS

Compartilhar artigo por e-mail

  • Compartilhe o post

  • Com quem você deseja compartilhar este post?

  • Separe múltiplos e-mails por vírgula.