O Fracasso e o Sucesso

abr 27, 2015 | Sem categoria | 0 comentários | Por: daniela.penna

No mundo empreendedor, é muito difícil mensurar e chancelar o que é o sucesso e fracasso, já que qualquer fracasso vira aprendizado e oportunidades pra mudar e vencer e, pequenos sucessos são comemorados avidamente, afinal empreender no Brasil é o mesmo que escalar o Everest de regatas.

O mesmo acontece com a maternidade. Explico: estou com uma recém nascida em casa – 40 dias – e tenho um filho mais velho, de 4 anos. 1+1 não são 2 no mundo da maternidade. 1+1=11!!! Deus! Entre mamadas na madrugada, dar atenção ao mais velho, lembrar de comer e escovar os dentes não sobra mais tempo pra nada não é? Ledo engano! Arrumamos tempo ainda pra trabalhar, pra empreender, pra prospectar, pra fazer calls com cliente em Miami, pra reuniões pelo Skype com sua equipe e sócias. Sucesso? Acho que sim, afinal temos uma empresa pequena mas 100% sadia, não devemos nada a ninguém, entregamos bons resultados aos clientes e eles estão felizes. E nós, consequentemente, também. Fracasso? Às vezes, quando não conseguimos provar por A + B que nosso preço está na média do mercado e, que sim, PR bem feito deve ser encarado como investimento e não custo! Mas, com a crise instalada no País, onde investimentos estão sendo interrompidos e as empresas estão com o pé atrás em liberar verba, muitas vezes nosso escopo cai pela metade pra poder chegar na verba que o cliente tem disponível! Pronto: fracasso

Na maternidade, se seu filho cresce e engorda, é inteligente, aprendeu a ler na fase correta, é obediente, SUCESSO! Se vai mal na escola, senta a mão nos amigos no jogo de futebol, é birrento, não come direito, FRACASSO! Ou seja, empreender e maternidade tem mais correlações do que imagina nossa vã filosofia. Ou seja, parafraseando Antonio Abujamra, dramaturgo, ator e diretor, que faleceu essa semana, “… o fracasso e o sucesso são iguais. Os dois são impostores”.

  • daniela.penna - Sobre a autora

    Relações Públicas, com mais de 15 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, Gestão de Crise e Comunicação Interna. Morou no exterior por 2 anos, onde concluiu o high school em Wisconsin, EUA. Tem cursos de extensão em Comunicação Integrada pela Universidade de Berkley – Califórnia. Já trabalhou nos departamentos de MKT da Apple e Nextel, e diretoria de atendimento nas principais agências de PR do Brasil, incluindo: Edelman, InPress Porter Novelli, CDN, RP1, Smart e FSB Comunicações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

(Seu e-mail não será publicado)

Compartilhar artigo por e-mail

  • Compartilhe o post

  • Com quem você deseja compartilhar este post?

  • Separe múltiplos e-mails por vírgula.