Os links mágicos para o empreendedor

mar 12, 2015 | Nossa opinião | 0 comentários | Por: Claudia Mamede

Por Cláudia Mamede

O evento aconteceu dia 11 de março no prédio da Microsoft em São Paulo, e deu continuidade as homenagens do mês da mulher, e trouxe “a luz” muitas novidades interessantes que ajudaram as empreendedoras presentes, e agora todas as leitoras. A ideia aqui não é falar do evento em si – que não é difícil imaginar que foi DEMAIS só por ter sido na Microsoft e reunir pessoas do gabarito de Silvia Valadares, Ana Fontes, Camila Acchutti e Rande Rodrigues – mas separar o que pode realmente ajudar vocês e que aprendemos por lá.

Segundo Silvia Valadares, idealizadora do evento pela Microsoft, três coisas são essenciais para que as empreendedoras tenham sucesso hoje em dia: “O networking e a Tecnologia são fundamentais mas a determinação – que é ainda mais fundamental – vocês têm de sobra” conclui Silvia. E foi nesse clima de muita boa vontade que Ana Lucia Fontes, fundadora da RME falou sobre Networking e deu dicas muito importantes para as mulheres, como sempre participar, no mínimo, de um evento por mês onde possa conhecer pessoas novas. Ter sempre um cartão de visitas em mãos “Hoje não há mais desculpas para não ter cartão de visita, vocês encontram cartão por 50 reais o milheiro” afirma Ana, e por último, organize os cartões e faça contatos posteriores ao encontro, isso faz o networking valer sua saída, para sempre!

O representante da Microsoft Rande Rodrigues, mostrou algumas funcionalidades que o seu outlook, Excell, ou o ONENOTE têm que a maioria desconhece, segundo ele “90% dos usuários  utilizam apenas 10% das funcionalidades do pacote”, e aproveitou pra falar da importância de ter os aparelhos conectados e salvos na NUVEM, que pela MICROSOFT é o ONEDRIVE, e Gratuito.  Ele passou várias dicas, mas vale a pena vê-las pelo link: https://www.youtube.com/user/MicrosoftBrasil  e lá ver qual das dicas é mais importante para você!

A Camila Archutti, jovem empreendedora formada em Ciências da Computação pela USP, criadora do Blog mulheres na computação falou da importância de organizar o tempo, usando-o com produtividade e prioridades, que são duas palavras-chaves na vida de toda mulher. Afinal, como defini-los?

Como sugestão, ela mostrou dois sites que ajudam na produção de listas e organizador de tarefas: o ANY.DO e o ONENOTE.

Ela sugeriu também dois livros ou métodos: “Get Things Done” de David Allen e o POMODORO de Francesco Cirillo. Segundo ela, ambos são muito importantes e ajudam nas definições com dicas práticas e métodos que vão ajudar no dia a dia.

Outra dica que considero importante, talvez porque precise disso, foi uma indicação de BLOQUEADOR TEMPORARIO DE SITES, o COLD Turkey (Windows), que você pode usar para te “proibir” por um período de acessar “sites” ou Redes sociais que te distraiam.  Há outros bloqueadores disponíveis na Rede, é só consultar com esse nome.

Para gerenciar seus projetos e ajudar na priorização das tarefas, ela indica duas ferramentas gratuitas e eficientes: O TRELLO, que segundo ela é mais intuitivo e o ASANA, que é mais robusto.

Outra dica bacanérrima da Camila, para ajudar na organização do seu TEMPO, foi o BASECAMP e o ONEDRIVE, ambos otimizam as atividades e arquivos e auxiliam não só você, mas todo o seu time a se organizar. Segundo ela, o Basecamp é excelente para quem tem time remoto.

Para finalizar a manhã com chave de ouro, Camila apresentou várias dicas de como podemos fazer nossos próprios sites e aplicativos (os famosos apps).  A ideia inicial tanto do site quanto do app é ter um modelo protótipo do que você quer, que segundo ela, o primordial é entender o que você quer, do que jeito que você pensou.  Suas explicações foram bem elucidativas, e com links bem úteis, mas acredito que terei que fazer outro post para explicar cada um deles, mas deixo a dica do site https://popapp.in/ que elucida bem o que pode vir por aí!

  • Claudia Mamede - Sobre a autora

    Jornalista, está no mercado jornalístico há 15 anos, já atuou nas redações de Revistas, jornais do interior de São Paulo, e nas assessorias de grandes empresas como Knauf, Luckscolor e Arcor e por último foi responsável pela comunicação da área de Vendas&Mkt da Volkswagen do Brasil, atuando também na produção de Conteúdo para TV VW e VW News. Colaboradora, e colunista da Rede Mulher Empreendedora, além de blogueira e roteirista de filmes institucionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

(Seu e-mail não será publicado)

Compartilhar artigo por e-mail

  • Compartilhe o post

  • Com quem você deseja compartilhar este post?

  • Separe múltiplos e-mails por vírgula.